top of page
Buscar
Foto do escritorCOMPRE PELA CAPA

O FOLCLORE BRASILEIRO RECONTADO COM PITADAS DE TERROR EM O ESCRAVO DE CAPELA, DE MARCOS DEBRITO

Atualizado: 3 de mai. de 2020


Título: O Escravo de Capela

Autor: DEBRITO, Marcos

Gênero: Terror

Editora: Faro Editorial

Páginas: 288

Ano: 2017

Onde Comprar: Saraiva | Amazon

Este livro aterrorizante foi cedido pelo autor em parceria com o Blog Compre Pela Capa.

ENREDO

Ambientado na época escravocrata, o livro tem como cenário a Fazenda Capela, onde inúmeras torturas eram executadas contra os escravos que ali viviam e "trabalhavam".

Além de sofrerem por terem sido vendidos de suas casas, como meros objetos, os escravos tinham como infeliz companhia Antônio, primogênito e herdeiro de Batista, o Senhor da fazenda. Antônio era um jovem sádico que tinha prazer em ver sangue e sofrimento escorrendo da pele negra de um escravo.

Mas quando uma nova remessa de escravos é comprada e chega na fazenda, as coisas mudam drasticamente para a família Batista. para os capatazes que ali trabalhavam e até mesmo para os escravos. Nessa remessa está Sabola, nosso protagonista. Um jovem corajoso e destemido que se vê de um dia para o outro, como escravo acorrentado e obrigado a trabalhar duro debaixo do sol escaldante.

Quase junto com a remessa, ressurge também Inácio, o filho mais novo de Batista, que estava no exterior cursando Medicina. Ao contrário do irmão mais velho, Inácio sente compaixão pelos escravos e acha o tratamento dado a eles injusto. É por isso que haverá desavenças entre os irmãos durante a estadia de Inácio na fazenda. Uma personagem importante aparece no caminho de Inácio, e ele então se apaixona, mas acaba descobrindo um terrível segredo.

Em seu primeiro dia de trabalho, Sabola que não conhece as regras da fazenda, começa a cantar em seu dialeto de origem, e é flagrado por Antônio, que fica feliz por ter uma desculpa para açoitar um escravo. E assim Sabola começa a guardar rancor e ódio de Antônio.

Durante o pouco tempo que passou na fazenda, Sabola conhece um senhor de idade, Akili, que por se encontrar imobilizado, não trabalha com os outros escravos, passando seus dias e noites preso na Senzala. O motivo é que Akili foi flagrado por Antônio tentando fugir da fazenda, e teve então seus dois joelhos cruelmente quebrados pelo jovem.

Logo que os dois escravos se encontram, Akili enxerga grande potencial em Sabola para terminar o que o velho escravo nunca conseguira concluir. Ele então cria um plano junto de Sabola, para o jovem escravo conseguir fugir. O plano dá errado e Sabola acaba capturado por Antônio, e tem uma de suas pernas decepada friamente, para só depois ser morto.

Mas com a morte do escravo, algo totalmente novo e assustador nasce na fazenda, arrepiando os mais corajosos homens.

OPINIÃO

O resultado de uma boa narrativa, enredo delicioso e momentos assustadores é o livro de DeBrito, que inova totalmente em recontar a história dos dois personagens mais curiosos e inquietantes do nosso Folclore.

Com muitos personagens importantes no enredo, o livro fica cada vez melhor, chegando em seu êxtase no final revelador que possui.

A história nos mostra que a vingança é muito maior e mais poderosa que a crueldade, e que uma pessoa ferida física e emocionalmente faria qualquer coisa para conseguir o que tanto anseia.

Parabenizo o autor pelo livro super bem escrito, com um final excepcional e com a inovação em abordar um tema tão esquecido na nossa literatura.

E parabenizo também a Faro Editorial pela edição impecável, com capa maravilhosa e ótima diagramação.

51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page