Título: Unicelular
Autor: Tarsis Magellan
Gênero: Ficção
Editora: Martin Claret Editora
Páginas: 452
Ano: 2020
Onde Comprar: Martin Claret
SINOPSE
Rosa Villar, agente da ABIN, é chamada às pressas para investigar o atípico envenenamento do filho de uma influente jornalista australiana que passava férias numa praia isolada no nordeste brasileiro. O que Rosa não imaginava é que o bem-estar da criança estaria ligado a membros do alto escalão da embaixada americana.
Para sanar os problemas diplomáticos que surgem, Rosa corre contra o tempo à procura do antídoto para a criança. A agente tem fortes indícios de que a Biotech, uma grande empresa farmacêutica chinesa que comanda uma empreitada gigantesca no país, está envolvida no incidente.
Sua investigação leva ao centro de controle da corporação, na distante Ilha de Trindade. Lá, Rosa é apresentada à Iniciativa Unicelular, um projeto que imaginou existir somente em histórias fantásticas. No entanto, ela sente que algo mais está à espreita, capaz de colocar não só a sua vida, mas a de todos em risco.
Envolta em uma teia de mentiras, conspirações, segredos corporativos e inúmeras mortes, Rosa, para conseguir o que quer, deve descobrir os mistérios escondidos em um lugar onde não só o homem, mas também a natureza serão seus piores inimigos.
OPINIÃO
Esse exemplar foi recebido em Março, como parte da nossa parceria com a Martin Claret, que segue com a proposta de enviar todo mês aos seus parceiros, um lançamento do mês de 2020.
Quando pessoas começam a se contaminar por acidente com animais desconhecidos nas praias de Fernando de Noronha, lhes causando uma forte reação alérgica, a investigadora Rosa Villar, da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) é designada para descobrir de onde surgiram essas criaturas, e principalmente, de quem é a culpa.
Desde o incrível e complexo mundo dos microorganismos, acompanhamos junto de Rosa as crises políticas brasileiras e as intrigas dentro da própria empresa responsável pelos acidentes.
O livro além de acompanhar Rosa e as intervenções sigilosas da ABIN, também nos apresenta Alex, professor e especialista em Biologia Marinha e seu aluno Éder, que acidentalmente cruzam com os animais misteriosos e começam sua investigação própria, e por último, mas não menos importantes, os personagens que trabalham na empresa responsável pelos animais, a BioTech.
Todos os personagens são muito bem trabalhados, mesmo que revelado pouco de suas vidas, mas ainda assim conseguimos nos identificar com suas personalidades e sentimentos.
Alguns capítulos estão envoltos em mistério e suspense, para finalmente revelar o verdadeiro vilão, também são muito bem descritas, nos deixando com aquela curiosidade enorme de elucidar rapidamente o mistério.
Temos que levar em consideração que esta é uma obra nacional de Ficção Científica, com muita informação técnica sobre microbiologia, o que já somou pontos comigo, já que deixa o enredo muito mais complexo.
Também acho válido comentar que li várias outras resenhas comparando a obra brasileira com Jurassic Park. Todo aquele sentimento de humanos modificando geneticamente animais para o próprio lucro, e também pela curiosidade científica é o que mais lembra o sucesso americano.
Além de ser um ótimo livro sobre ficção envolvendo ciência, é uma belíssima obra nacional, que deve ser exaltada.
A edição da Martin Claret é maravilhosa, com capa dura, ilustrações especiais no miolo, ótima legibilidade e detalhes especiais na lateral do livro, como mostrado na foto acima.
Kommentare