Título: Este é Um Livro Sobre Amor
Autor: GICOVATE, Paula
Gênero: Romance
Editora: Guarda-Chuva
Páginas: 92
Ano: 2014
Amor.
Uma palavra tão pequena, mas com um significado e carga tão grandes.
"Este é um livro sobre amor" não é apenas um livro sobre amor, mas sobre todos os sentimentos que nos acompanham quando amamos e compartilhamos nossa alma com alguém. É sobre abandono, sobre dor, sobre superação e sobretudo, felicidade.
ENREDO
Ella, nossa narradora, expõe momentos íntimos e colossais de seus relacionamentos com os homens que amou. Além de exprimir seus próprios sentimentos, Ella exprime também os sentimentos de seus amados, e como cada um desses sentimentos tão distintos a afetou durante e após cada relacionamento.
Mais precisamente, Ella apresenta os quatro romances que viveu, com quatro homens que parecem ser distintos.
Em "L. (aquele que poderia ter sido)", vivenciamos junto com a narradora, e até relembramos sentimentos que nós próprios já sentimos, afinal, quem nunca viveu um amor não correspondido, e um tanto egoísta?
A personagem é levada contra a vontade pela pela maré, e o mar representa L, o homem que pede para ela não se apaixonar por ele. É claro que ela se apaixona.
"Sei que ele veio e não mudou muita coisa por aqui. Foi embora em um outro avião lotado e eu que me virasse com o que tivesse sobrado para mim, além de garrafas vazias, cigarros e papéis escritos e amassados pelos quartos da casa. Writer's bullshit, e é o que me toca, não preciso falar de novo a espécie de clichê no qual me enquadro. No clichê que você me aprisionou."
Em "B. (aquele que não falava)", Ella amou demais alguém que a amou com a mesma intensidade. E mesmo assim se findou. Mas as vezes isso acontece. Nós mudamos e o amor se esvai pelos dedos. É tão triste, porém tão corriqueiro.
Entre os homens que amou, Ella também vive para escrever, ou escreve para viver. É talvez sua maior paixão, é o que a faz conseguir respirar depois de tantos sentimentos que inundam seu interior. É sua válvula de escape mais sincera.
"'Devagar, escreva', e depois escreva mais; e quando o papel acabar, escreva nas paredes, escreva no quarto, no banheiro, na cozinha; e quando a tinta acabar fure seus dedos e escreva com sangue, até que o sangue se misture com a tinta, e depois escreva com as mãos, dedilhando palavras invisíveis que ainda assim serão palavras, e escreva..."
OPINIÃO
Escrito com tremenda magistralidade, Paula Gicovate mostra em seu romance que nada é mais arrebatador que o amor, e como isso pode ser bom.
Palavras bonitas escritas entre ilustrações mais bonitas ainda, que nos remetem ao fundo do mar, ao fundo do coração, onde moram nossos maiores sentimentos.
Ella me lembra a Paula, mesmo sem nem conhecê-la. Ella lembra a mim. Me lembra a tantas mulheres que eu sei que sentem tudo o que está a sua volta. E principalmente sentem tudo o que está no seu interior.
"Este é um livro sobre amor" é um livro sobre tudo o que é mais belo.
Comments