Título: A Filha Perdida
Autor: FERRANTE, Elena
Gênero: Romance
Editora: Intrínseca
Páginas: 176
Ano: 2016
Onde Comprar: Livraria Cultura | Amazon
“As coisas mais difíceis de falar são as que nós mesmos não conseguimos entender.”
ENREDO
Leda, uma mulher divorciada na meia idade resolve sair de férias pela Itália após suas jovens filhas partirem da Europa para morar com o pai no Canadá.
Ela planeja passar um mês numa cidadezinha pacata da Itália. Mas sua estadia por lá não será nada pacata. Logo no primeiro dia de praia, ela avista uma família napolitana grande e barulhenta. Todos chamam a atenção de Leda por lembrarem sua própria família em sua infância.
Só que duas mulheres da família em especial fisgam a atenção de Leda. Nina, uma jovem mãe e sua filhinha Elena, com sua boneca inseparável. A protagonista se vê totalmente hipnotizada pelas duas, e não consegue mais prestar a atenção em nada ao seu redor.
Cada gesto e carinho das duas remetem a Leda sua relação com suas duas filhas quando eram crianças, e até mesmo de sua própria mãe e ela.
Tudo vai bem até que Elena desaparece na praia, é encontrada por Leda e a família da menina finalmente nota a mulher solitária. É assim que Nina e Leda começarão uma estranha relação. Mães de diferentes idades que se sentem sufocadas exatamente por serem mães. Mas ao mesmo tempo se sentem especiais por terem dado à luz as suas maiores preciosidades.
Segredos profundos serão revelados, e duras lembranças passarão pela mente de Leda, enquanto ela observa Nina e Elena. Uma boneca será roubada e finalmente entenderemos o que realmente significa ser mãe e ser mulher, ao mesmo tempo.
OPINIÃO
Esplendidamente escrito para abalar seus leitores com choques de realidade, A Filha Perdida é uma obra prima de Elena Ferrante, a autora desconhecida que insiste em se esconder atrás de personagens femininas fortes e independentes.
Neste livro, Ferrante cria momentos únicos da maternidade e da feminilidade, e o que a junção das duas coisas pode acarretar na vida de uma mulher.
Além disso, ela nos mostra como segredos escondidos lá no fundo da alma podem ser revelados, até mesmo para completos desconhecidos, apenas para livrar a alma de mais sofrimento.
A Filha Perdida é uma leitura interessantíssima, contada pela protagonista, que tem o prazer de não nos esconder seus pensamentos mais profundos.
Comments