top of page
Buscar
Foto do escritorCOMPRE PELA CAPA

HISTÓRIAS SOMBRIAMENTE DIVERTIDAS EM CONTOS PECULIARES, DE RANSOM RIGGS

Atualizado: 3 de mai. de 2020


Título: Contos Peculiares

Autor: RIGGS, Ransom

Gênero: Ficção

Editora: Intrínseca

Páginas: 208

Ano: 2016

Onde Comprar: Saraiva | Amazon

Contos Peculiares foi um livro que o autor criou após a conclusão da trilogia, como uma espécie de enciclopédia, com o intuito de sanar dúvidas que surgiram e não foram totalmente explicadas no decorrer da história.

ENREDO

A obra em questão trata-se de um livro dentro dos livros! Isso mesmo! É existente (no enredo), citado e lido várias vezes para os personagens, principalmente em 'A Cidade dos Etéreos', afim de entretê-los e ensiná-los, pois os mesmos buscam conforto nas histórias que creem ser apenas para acalmar crianças, mas que na verdade estão carregadas de fatos importantes e reais passados de geração em geração. Nele contém 10 contos escritos estritamente para peculiares com temas totalmente diferentes um dos outros, com cunho moral, assim divertindo e ao mesmo tempo, agregando valores a quem os lê. O mais "peculiar" pode estar no fato de que esta preciosidade foi escrita por Millard Nullings, o menino invisível da série, que por ser estudioso e adorar literatura, foi reunindo todas essas histórias e registrando-as. Ainda há notas do "editor" espalhadas por alguns contos.

Millard dedica seu livro à Alma Lefay Peregrine

OS CONTOS

Na página que antecede o início de cada conto, há ilustrações feitas por Andrew Davidson, que remetem uma cena relacionada à história daquele capítulo. O ilustrador utilizou a técnica de hachura para passar a ideia de que o livro é antigo.

O primeiro conto, 'Os esplêndidos canibais', fala sobre peculiares canibais que sobrevivem especificamente de corpos em putrefação, por outro lado, existem peculiares cujos membros quando são cortados, se regeneram. A partir daí, os canibais fazem uma oferta irrecusável à outra espécie de peculiar, e ambos passam a ter um acordo, que envolve dinheiro e comida.

Ilustração do conto 'Os esplêndidos canibais'

O segundo conto, 'A princesa da língua bifurcada' fala sobre uma garota, princesa de um reino, que está prometida à um príncipe, com o intuito de selar a paz, mas atrás de sua beleza existe um véu, que cobre sua boca, não revelando sua língua bifurcada, e caso descubram o que há por baixo dele, poderá acabar com o promissor casamento. Em todo o desenrolar do conto, a princesa se decepciona, mas se encontra.

Ilustração do conto 'A princesa da língua bifurcada'

O terceiro conto, 'A primeira ymbryne' fala sobre o surgimento da primeira pessoa que tornou o domínio do tempo possível, ou seja, a primeira ymbryne e suas fendas temporais. Nele aborda uma mulher, que com o intuito de salvar e proteger peculiares, descobriu por acidente (e desespero) que além de se transformar em ave, tinha como repetir momentos e alterar o espaço-tempo. Essas fendas serviram a partir de então, para "mascarar" peculiares.

Ilustração do conto 'A primeira ymbryne'

O quarto conto, 'A mulher que era amiga de fantasmas' fala sobre uma personagem que tem a peculiaridade de falar com fantasmas, que a deixou sem amigos, inclusive os próprios fantasmas não a queriam como companhia. Ela decide sair atrás de imóveis assombrados, afim de ter com quem se relacionar e acaba encontrando algo que não procurava.

Ilustração do conto 'A mulher que era amida de fantasmas'

Descrevemos alguns contos, apenas para dar um prévia do que aguarda quem os lerá, e a partir daqui, vamos demonstrar a ilustração do início de cada um, para deixar o leitor com um gostinho de quero mais, com exceção do 'A história de Cuthbert' que foi muito importante em Cidade dos Etéreos.

Ilustração do quinto conto, 'Cocobolo'

Ilustração do sexto conto, 'As pombas (da Catedral) de Sr. Paul'

Ilustração do sétimo conto, 'A menina que domava pesadelos'

Ilustração do oitavo conto, 'O gafanhoto'

Ilustração do nono conto, 'O garoto que podia controlar o mar'

O décimo e último conto, 'A história de Cuthbert', fala sobre um gigante que vivia numa floresta com muitos animais peculiares, que eram caçados com o intuito de empalha-los ou explorá-los em zoológicos, e então ele começa a levar os animais no topo da montanha, para protegê-los de caçadores. Tem um final um pouco trágico, mas com uma objetivo importante posteriormente.

Ilustração do conto 'A história de Cuthbert'

OPINIÃO

Primeiramente esta edição ficou maravilhosa, bem acabada, em capa dura, com tipografia num tamanho bem legível e impresso em Pólen Soft (folha amarela). As ilustrações agregaram muito à obra, pois aparenta que a mesma é realmente um livro do séc. XX. Diferente da trilogia, a capa não é jacket (sobrecapa), o que eu gosto mais!

Referente ao enredo, acho interessante que todos que tem interesse na história devem ter esse livro-apêndice, para ler sempre que uma dúvida surgir nos demais. Creio que a ordem cronológica de leitura deve ser 'O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares' e em seguida, Contos Peculiares, seguidos dos outros dois. E Por quê? Porque o leitor deve ter o primeiro contato com os personagens para tentar entender a característica de cada um e como é a ideia da peculiaridade que o autor quis transmitir, e depois ler este conto, que embora não seja linear a história, deixa a leitura de 'Cidade dos Étereos' mais fluída e compreendida.

333 visualizações0 comentário
bottom of page