Título: Escuridão Total sem Estrelas
Autor: KING, Stephen
Gênero: Terror
Editora: Suma de Letras
Páginas: 392
Ano: 2015
A obra resenhada de hoje é formada por quatro contos, escritos majestosamente por Stephen King, o rei do horror.
Stephen King é meu autor favorito do gênero de horror, desde minha adolescência. Os títulos escritos por ele que mais gosto são A Hora do Vampiro e O Iluminado. Nunca tive a oportunidade de ler Carrie, a Estranha, mas sempre adorei o filme (a versão de 2002).
Abordando sempre o sobrenatural em suas obras, King consegue agradar a todos os fãs do horror com suas histórias macabras e surreais. E não foi diferente em sua obra publicada originalmente em 2010, Escuridão Total Sem Estrelas (Full Dark, No Stars). Nesta obra o autor aborda assuntos além do sobrenatural, como vingança, terror psicológico e egocentrismo.
1992 - Wilfred, um fazendeiro que vive com sua esposa Arlette e seu único filho Hank, encontra-se num terrível dilema: escolher entre sua fazenda ou sua esposa.
Passando-se no ano de 1922, a esposa de Wilfred herda de seus pais 100 acres de terra. Ela decide então vendê-los e mudar-se para a cidade, já que odeia morar no campo. Essas terras se tornarão um abatedouro de porcos. Já nosso protagonista, que viveu a vida toda na fazenda que pertenceu a seu avô, não sabe o que seria pior para ele, mudar-se para a cidade ou tornar-se vizinho de um abatedouro.
Enfrentando este dilema é que ele decide facilmente resolver seus problemas: matar sua esposa. Mas para isso, vai precisar da ajuda de seu filho Hank. O que vemos a seguir é Wilfred começando a envenenar a mente do menino contra a mãe, para conseguirem viver tranquilamente em sua tão amada fazenda, porém sem a "amada" mãe e esposa.
Este conto foi o meu preferido, pois mescla realidade com sobrenatural. Mas o toque sobrenatural mostrado aqui pode ser apenas psicológico e imaginativo, o que torna o conto ainda mais interessante e envolvente.
Gigante do Volante - Este conto tem como elementos principais estupro e vingança. Uma mistura ácida que deu muito certo. Sua personagem principal é Tess, uma escritora de suspense que, em uma certa noite, logo após uma de suas famosas palestras, acaba pegando um atalho numa estrada desconhecida e sofre um acidente proposital e é estuprada muitas vezes por um homem enorme.
Conseguindo sobreviver ao horrível ataque, ela então vira sua vida de ponta-cabeça para descobrir a identidade daquele homem, e quais circunstâncias realmente a levaram a cruzar aquela estrada. Tess parte então para uma corrida desenfreada em busca de sua vingança cruel.
O interessante sobre este conto é que ele nos mostra o que uma pessoa pode se tornar quando sofre um choque tão grande em sua vida. Gostei bastante deste conto, e gostei muito de Tess. Fiquei torcendo por ela do começo ao fim, para que conseguisse sua tão desejada vingança. Este foi meu segundo conto preferido.
Extensão Justa - Como recusar uma proposta irrecusável?
É esta a pergunta que Streeter, um homem com câncer terminal vê-se fazendo a si mesmo após encontrar com um homem desconhecido e misterioso na beira da estrada.
Streeter recebe do homem a chance de ser curado para sempre de sua fatal doença, e para isso ele só precisa dizer um nome. Todos nós podemos nos imaginar no lugar de Streeter. Todos já sentimos uma profunda inveja de alguém. E é sobre isso que o conto diz respeito: inveja. E tudo que ela pode acarretar.
Um Bom Casamento - Será que realmente conhecemos a pessoa com quem dividimos a vida?
No último conto, conhecemos Darcy, uma mulher de meia-idade que é casada a 27 felizes e perfeitos anos. Deste casamento ela pôde colher frutos que qualquer mulher almejaria: ótimos filhos, estabilidade financeira e um marido ótimo e amoroso.
Mas como este é um conto de Stephen King, é claro que a vida de Darcy dará uma terrível reviravolta. A mulher descobre por acaso que seu perfeito marido não é quem ela sempre achou que fosse. Ela decide então desvendar os segredos que ele escondia de todos, e suas descobertas serão fatais.
Gostei muito deste conto, pois a história te prende do começo ao fim.
OPNIÃO
Resumindo, este é um ótimo livro para quem adora Stephen King e para quem adora histórias macabras. Sem falar nesta edição da Suma de Letras, que está incrível. Desde a capa toda preta com o título prateado, até as laterais totalmente negras, que fazem alusão a uma noite escura de terror.