Título: Labirinto
Autor: SMITH, A.C.H
Gênero: Ficção
Editora: Darkside Books
Páginas: 272
Ano: 2013
Onde Comprar: Amazon
Adaptado do filme de 1986 de Jim Henson, Labirinto foi transformado num livro incrível nas mãos de A.C.H Smith, escritor especialista em novelização de películas. Smith traz do mundo mágico das telas, Sarah, Jareth - o Rei dos Duendes, Hoggle, Ludo e companhia para o mundo encantador da literatura e da imaginação.
ENREDO
"Enfrentando perigos indizíveis e dificuldades sem conta, lutei para percorrer o caminho até aqui, ao castelo para além da Cidade dos Duendes, para levar de volta a criança que você roubou."
Tudo começa com Sarah tentando decorar uma frase do livro "Labirinto" no parque perto de sua casa acompanhada de Merlin, seu cão. Mas é interrompida pelas badaladas do relógio que indicam 19h00, o que significa que ela está atrasada para chegar em casa. Sarah dispara correndo para casa, e chegando lá encontra sua madrasta na porta de casa, brava.
Sarah tinha hora para chegar em casa pois teria que bancar a babá de Toby, seu meio-irmão. Mas a menina já está cansada de cuidar de seu irmão todo fim de semana enquanto o pai e a madrasta saem para se divertir. Tudo que Sarah mais quer é voltar a viver com a mãe, uma atriz que abandonou a filha para viver com o namorado e também ator.
Só que a menina não consegue enxergar que o pai e a madrasta a amam. Pelo contrário, ela acha que o pai a trocou pelo nova esposa e o novo filho. Mas Sarah só está machucada pela falta que a mãe faz.
Sentindo-se trocada, Sarah nos conta que ama seu irmãozinho, mas algumas vezes também o odeia. É o caso das noites em que o pai e a madrasta saem.
Naquela noite Sarah encontra seu ursinho de pelúcia preferido no berço do bebê, fica enciumada e arranca furiosamente o brinquedo das mãos do irmão. Toby, assustado, começa a chorar e a berrar como nunca havia feito.
Sarah mais irritada ainda, tenta de todas as formas fazê-lo parar de chorar, mas absolutamente nada adianta. Ela resolve então recitar a parte do livro "Labirinto" em que uma menina pede para os duendes virem buscar seu irmão para sempre, para levá-lo ao castelo do Rei dos Duendes.
"Rei dos Duendes!
Rei dos Duendes!
Quero que seja assim:
Venha e leve esta criança
Pra bem longe de mim!"
Depois de falar as palavras, Sarah deixa o quarto, e no segundo em que ela sai, faz-se um estranho silêncio no lugar da choradeira do bebê de minutos atrás.
A garota volta no quarto e encontra o berço vazio, alguns barulhos estranhos no quarto e de repente, a janela se abre e uma enorme coruja branca entra voando, mas logo se transforma em Jareth, o Rei dos Duendes. Sarah implora para que ele devolva seu irmão, dizendo que não proferiu as palavras mágicas de propósito. Ela não queria realmente que seu irmão fosse levado pelos duendes.
Mas Jareth é radical e não ouve Sarah, apenas diz que ela deveria ficar feliz e viver sua vida do modo que bem entendesse. Sarah teima e diz querer o irmão de volta, então Jareth lhe propõe um desafio: se a menina conseguir atravessar o Labirinto em 13 horas para o castelo onde ele vive com os duendes, ele lhe devolve Toby. Ela aceita e logo se vê na porta do Labirinto sozinha.
Mas não por muito tempo. Em seguida encontra Hoggle, um homenzinho ranzinza que mata fadinhas. Sarah o repreende e pega a fadinha do chão, mas a mesma a morde bem forte. Sarah então vê que nada é o que parece dentro do Labirinto.
"Cada ser no reino de Jareth era uma ilha. Se se fazia alguma coisa por alguém, nunca era por bondade, mas antes por um ato calculado, um investimento que renderia uma porcentagem a ser exigida no futuro. O verbo 'doar' era considerado obsceno, e rabiscado em paredes de banheiro. O verbo 'amar' não significava nada além de desejo."
Sarah convence Hoggle a ajudá-la a atravessar o Labirinto e chegar ao castelo, então os dois partem para a maior aventura da vida deles. Principalmente de Sarah, que além do pequeno homenzinho, também conhece Ludo, um monstro bonzinho e o Senhor Dídimo, um pequenino cavaleiro corajoso.
A relação mais importante construída na história foi a amizade de Sarah e Hoggle. Ambos nunca tiveram amigos de verdade e viviam com uma mágoa enorme no coração. Mas esta aventura mostrará caminhos inesquecíveis para estes personagens.
OPINIÃO
A edição da Darkside Books é incrível. Eles recriaram a capa original do livro "Labirinto" mostrado no filme. A capa é dura, a diagramação impecável e além da história, temos em mãos ilustrações de Brian Froud, criador dos Duendes do filme, e o diário do diretor Jim Henson, com suas primeiras ideias para o filme. É uma edição de colecionador, como a grande maioria desta editora.
Tenho que ressaltar que minha experiência com os dois foi fantástica. Primeiro li ao livro, para depois assistir ao filme. Foi legal imaginar os personagens e as mais inusitadas situações e depois vê-las tomando forma no filme estrelado por uma Jenniffer Conely adolescente e o incrível David Bowie dando um toquezinho de musical ao filme.