Título: Guerra dos Tronos
Autor: MARTIN, George R. R.
Gênero: Ficção
Editora: Leya
Páginas: 592
Ano: 2010
Onde Comprar: Amazon
Guerra dos Tronos é o primeiro volume da saga As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire) de George R. R. Martin, saga que ficou mundialmente conhecida e adorada após seu sucesso estrondoso com a série "Game of Thrones" da HBO.
Comparada com uma das sagas mais idolatradas da atualidade, O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, a saga de Martin foi igualmente um marco para as histórias de fantasia que fazem tanto sucesso atualmente. E não é para menos. Além de personagens incríveis, Martin criou um mundo totalmente novo e viciante que incluem reis loucos, famílias poderosas, dragões a muito tempo mortos, mortos que voltam a andar e selvagens da neve.
ENREDO
Nossa história se passa no continente fictício de Westeros que engloba Os Sete Reinos e o primeiro livro começa com a visita do rei Robert Baratheon, o Primeiro de Seu Nome, para seu amigo de longa data e companheiro de guerra, Eddard Stark, Protetor do Norte e Senhor de Winterfell.
A visita de Robert acontece pois Jon Arryn, sua Mão do Rei morre. Procurando por uma pessoa de confiança, logo convida seu amigo Ned (Eddard Stark) para ocupar o cargo desocupado recentemente.
Durante a visita conheceremos a rainha Cersei Lannister, seus irmãos Jaime Lannister, o Regicida e Tyrion Lannister, um anão conhecido como Duende. Seus filhos com o rei Robert, Joffrey, Tommen e Myrcella.
Os capítulos do livro são divididos entre alguns personagens. Podemos então, conhecer melhor o ponto de vista e os sentimentos mais íntimos de cada um deles. É uma forma completamente revolucionária de escrita e deixa o livro menos cansativo. Bem pelo contrário, você se pega numa curiosidade imensa, que o levará a continuar lendo para descobrir o que vai acontecer com estes personagens tão excêntricos e diferentes entre si.
A família Stark comanda o lado norte dos Sete Reinos e ajuda a proteger A Muralha - gigante muralha de gelo construída para separar as pessoas "civilizadas" dos selvagens e dos Outros.
O símbolo da casa Stark são lobos gigantes. Curiosamente, logo no início do livro, Eddard Stark e seus filhos Robb, Jon e Bran e seu protegido Theon Greyjoy encontram uma loba gigante morta na neve. Junto com ela encontram quatro lobos e duas lobas de pelagem cinza, um para cada filho de Ned, e outro lobo, branco de olhos vermelhos para Jon, o bastardo.
Ned diz para o filhos que só poderão ficar com os lobos se prometerem cuidar deles e alimentá-los, não dando trabalho para nenhum criado. Os lobos serão responsabilidade de cada um deles, exclusivamente. Todos os filhos concordam em cuidar dos lobos.
O lobo de Robb é nomeado Vento Cinzento, o lobo de Bran como Verão, Sansa nomeia sua loba Lady, a loba de Arya é nomeada Nymeria, o lobo de Rickon é nomeado Cão Felpudo e Jon nomeia seu lobo Fantasma.
Eddard Stark é chamado para ser a Mão do Rei de seu amigo e rei Robert Baratheon, por ser conhecido por seu senso de justiça, porém não têm desejo nenhum de sair do norte onde vive tranquilamente com sua esposa Catelyn e seus filhos legítimos Robb, Sansa, Arya, Bran, Rickon e seu amado bastardo Jon Snow (todos os bastardos no norte recebem o sobrenome Snow). Porém muda de ideia após receber uma carta de Lysa Tully, irmã de Caitlyn e viúva de Jon Arryn (Mão do Rei que acaba de falecer) acusando a família Lannister (família da esposa do rei Robert) de ter assassinado seu marido.
Ned então, tentando descobrir o que realmente aconteceu com Jon Arryn, o homem que ele via como um pai e, preocupado uma possível ameaça para com a vida de seu amigo Robert, parte para Porto Real junto com as filhas Sansa e Arya Stark, e se torna a Mão do Rei. Sua estadia deixará Cersei Lannister, a rainha, bastante incomodada pela ameaça que Ned representa, pois a mesma possui um segredo obsceno.
"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo." - Cersei Lannister para Ned Stark.
Catelyn Stark, esposa de Ned, fica preocupada quando seu marido parte para Porto Real para ser a nova Mão do Rei. Ela conheceu os Lannister durante a visita deles para Winterfell, e logo fica desconfiada da verdadeira faceta deles.
Porém ela permanece em Winterfell para cuidar de Bran, que estranhamente cai escalando uma das torres, e de Rickon, seu filho mais novo.
Ao decorrer do livro descobriremos a força e personalidade fenomenal de Catelyn.
Arya Stark, a filha Stark mais nova, vai junto com o pai e a irmã Sansa para Porto Real. Ela é uma menina corajosa que gosta de lutar, não parecendo uma menina comum que gosta de vestidos e de costurar. Seu passatempo durante sua estadia em Porto Real são as aulas de espada com Syrio Forel, a mando de seu pai.
Com Syrio, Arya consegue aperfeiçoar seus conhecimentos de luta e também de vida.
"O medo corta mais profundamente do que as espadas" - Syrio Forell para Arya Stark.
Terríveis acontecimentos a obrigam a fugir de Porto Real fingindo ser um menino, vivendo grandes e perigosas aventuras, e descobrindo quem realmente é.
Bran Stark gosta de escalar os castelos de Winterfell, e, durante a visita da família real, acaba presenciando um ato incestuoso entre Jaime e Cersei Lannister, em uma de suas escaladas. Jaime então, para proteger o segredo entre ele e sua irmã gêmea, toma drásticas providências e empurra Bran da torre em que os flagrou.
Bran entra em coma, e após acordar, descobre que ficará paralítico, nunca mais podendo fazer as coisas que mais amava, como escalar, andar a cavalo e brincar com seus irmãos Robb e Jon.
Depois de sua queda, Bran começa a sonhar que está na pele de seu lobo gigante Vento Cinzento. Estes sonhos terão um significado arrebatador na vida de Bran.
Sansa Stark é a filha mais velha de Ned e Catelyn Stark. Ela se apaixona por Joffrey Baratheon durante a visita da família real a Winterfell e logo vira sua prometida.
Ao decorrer da história descobriremos junto com Sansa a verdadeira índole de Joffrey. Também veremos o amadurecimento da personagem Sansa Stark, após alguns acontecimentos incômodos com Joffrey.
Jon Snow, bastardo de Ned Stark, é igualmente tratado com amor pelo pai e os meios-irmãos. Mas não consegue encontrar seu lugar em Winterfell, por ser um bastardo. Decide então juramentar sua vida na Patrulha da Noite, e defender a Muralha, junto com seu tio Benjen Stark.
Chegando na Muralha ao lado de seu lobo Fantasma, Jon se decepciona ao perceber que o lugar não abriga somente homens honrados que abdicaram de família para proteger o reino, mas também é um lugar de punição para ladrões e criminosos.
Jon têm um primeiro contato com Tyrion Lannister, na visita da família real em Winterfell e acaba nutrindo por ele um bom sentimento.
Logo depois, encontra o anão na Patrulha, numa visita que o Lannister mais inteligente faz para conhecer melhor o lugar que protege o reino. Os encontros dos dois resultarão em conversas muito maduras e inteligentes.
Apesar da decepção, Jon dedica-se ao máximo para com seu novo dever, a Muralha. Logo mostra que é um excelente lutador de espadas e deixa muita gente incomodada com seu talento. Mas o Lorde Comandante, Jeor Mormont percebe seu talento e o quer sempre por perto.
"A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até a minha morte. Não tomarei esposa, não possuirei terras, não gerarei filhos. Não usarei coroas e não conquistarei glórias. Viverei e morrerei no meu posto. Sou a espada na escuridão. Sou o vigilante nas muralhas. Sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz consigo a alvorada, a trombeta que acorda os que dormem, o escudo que defende os reinos dos homens. Dou a minha vida e a minha honra à Patrulha da Noite, por esta noite e por todas as noites que estão para vir." - Juramento da Patrulha da Noite.
Tyrion Lannister mais conhecido como Duende, é um dos personagens mais queridos pelos leitores. É um "meio-homem" muito inteligente. Gosta de ler e adora as histórias dos Targaryen e seus dragões.
Conheceremos Tyrion logo no começo da história quando ele acompanha a família real na visita para Winterfell. Tyrion, apesar de ser um Lannister, é maltratado pelo pai Twyin e pela irmã Cersei. Eles os culpam pela mãe e esposa ter morrido em decorrência de seu nascimento.
"Lembre-se disto rapaz. Todos os anões serão bastardos, mas nem todos os bastardos precisam ser anões - e, com aquelas palavras, virou as costas e regressou vagarosamente ao banquete, assobiando uma canção. Quando abriu a porta, a luz vinda de dentro atirou sua sombra bem definida pelo pátio afora e, só por um momento, Tyrion Lannister ergueu-se alto como um rei." - Tyrion conversando com Jon.
Daenerys Targaryen é a última princesa Targaryen que restou, exilada no sul junto com seu irmão Viserys Targaryen. Durante a guerra, a Rainha Rhaella, esposa de Aerys, foge para Pedra do Dragão grávida de Daenerys, junto com Viserys.
No nascimento de Daenerys uma tempestade ecoava lá fora, por isso ela fica conhecida como Daenerys Targaryen Filha da Tormenta. Sua mãe morre em seu nascimento.
Daenerys cresce então junto com Viserys, seu irmão mais velho, e é completamente submissa a ele. No começo do livro ela é insegura e não têm auto-estima nenhuma. É vendida como esposa por Viserys para Kahl Drogo, Khalasar dos Dothraki, em troca de todos os seus homens. Assim os irmãos tentarão reconquistar o reino que deles foi roubado.
Durante seu casamento, Jorah Mormont jura lealdade a Daenerys e se torna seu cavaleiro e conselheiro. Ganha de presente de Illyrio Mopatis três ovos de dragões.
Ao decorrer da história, Daenerys começa a ganhar confiança e se torna uma Khaleesi (rainha) corajosa e forte.