Título: Sonhos Partidos
Autor: WALSH, M. O.
Gênero: Drama
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2015
Onde Comprar: Amazon
O que me chamou a atenção logo de cara em Sonhos Partidos foi a capa maravilhosa, obviamente. Logo depois a sinopse me convenceu a lê-lo.
ENREDO
Logo no primeiro capítulo o narrador nos descreve o estupro de Lindy Simpson, sua amiga e vizinha de 15 anos, pertinho da casa deles. Aconteceu no verão quente de Baton Rouge, Luisiana em 1989. A cena é como um estupro: chocante, horripilante e nojento.
No começo da leitura, achei que a personagem principal fosse Lindy, mas me enganei. O personagem principal é o narrador, sem nome (detalhe que só percebi agora escrevendo a resenha), um adulto nos contando sobre sua infância e adolescência, e sobre como era perdidamente apaixonado desde criança por Lindy, e posteriormente na adolescência se tornou obcecado por ela. Sim, a paixão se tornou obsessão, e ele foi até mesmo considerado um dos suspeitos do crime, por causa de uma caixa suspeita que sua mãe encontra embaixo de sua cama. Mas o que tinha dentro da caixa?
Logo após ao crime, Lindy perde totalmente sua personalidade e se torna uma adolescente rebelde, fatos totalmente compreensíveis para quem acabou de ser estuprada e teve sua infância roubada. Seguindo seus passos, o narrador nos conta que também se torna rebelde, por causa dela. Ele a venera, vive sua vida em função dela e acaba deixando de lado seus problemas pessoais, como seus pais divorciados e a ausência e raiva que sente do pai que os trocou por uma mulher mais jovem.
Sentindo-se de alguma forma culpado pelo estupro de Lindy, nosso narrador tenta incessantemente descobrir quem foi o autor do crime. O motivo da culpa dele não é apenas por gostar muito de Lindy, ele têm motivos muito mais sérios para se sentir culpado. Além da culpa, ele sente-se conectado com Lindy após um acontecimento triste devastar sua própria família. É nesse ponto que a leitura fica mais interessante. Vários suspeitos moram ou já passaram pelo bairro de Lindy, e o narrador descobre quem era o estuprador de uma maneira totalmente inesperada e curiosa.
OPINIÃO
Um dos pontos mais interessantes do livro é a parte em que o tio do narrador aparece na história, e eles passam um tempo juntos, satisfazendo assim a falta que ele sentia de seu pai ausente.
"Tudo isso para dizer que o que meu tio Barry me revelou naquele verão foi como os adultos são estranhos e complicados. Quando criança, você supõe que os conhece porque os vê com frequência e porque eles cuidam de você. Mas cada pessoa adulta que você encontra na vida está arrastando atrás dela uma fileira invisível de muitos fantasmas, dos quais, quando se é criança, você é generosamente poupado de conhecer".
Sonhos Partidos fala sobre estupro e amor obsessivo adolescente. Sobre perdas e solidão. Fala sobre tristeza e suicídio. Sobre como acontecimentos horríveis moldam as pessoas e seus futuros.