top of page
Buscar
Foto do escritorCOMPRE PELA CAPA

O PASSADO COMO PEÇA PRINCIPAL EM "ONDE CANTAM OS PÁSSAROS", DE EVIE WYLD

Atualizado: 4 de mai. de 2020


Título: Onde Cantam os Pássaros Autor: WYLD, Evie

Gênero: Suspense Editora: Darkside Books Páginas: 256 Ano: 2015

Onde Comprar: Submarino | Livraria Cultura

ENREDO

A história de "Onde cantam os Pássaros" gira em torno de Jake Whyte, uma jovem fazendeira que, ao lado de seu cachorro Cão, cuida de um rebanho de ovelhas numa cidadezinha da Inglaterra. Vivendo seus dias solitários, ela encontra de tempos em tempos uma ovelha estraçalhada pelo que parece ser algum animal. Mas Jake desconfia que o que ande matando suas ovelhas seja algo muito mais misterioso do que um simples animal.

- A ilustração da contra-capa é simplesmente genial, nos mostrando uma ovelha faltando do rebanho, e como isso se encaixa na história:

Jake sente que está sendo seguida e vigiada, e a cada passagem que é relatado os barulhos que escuta lá fora, os arranhões na parede, os uivos, sentimos medo junto com ela. Corajosa, sempre sai a procura do que está lá fora, até que encontra um homem no seu celeiro. Esse estranho nos surpreenderá no decorrer da história. A nós, e a Jake.

OPINIÃO

Considero este livro um verdadeiro Drama Psicológico com uma pitada de Mistério. Mistério esse que não é desvendado no final, sendo este talvez, o principal motivo do desgosto de algumas pessoas pelo desfecho do livro.

Porém, acho que o mistério envolto no enredo não é o detalhe mais importante do livro. O ponto-chave é o passado de Jake, as cicatrizes enormes que carrega nas costas, e o que a levou a fugir da casa de seus pais na Austrália e viver reclusa na Inglaterra. O mais importante na história é a redenção que Jake busca incessantemente.

“Não existe fuga. Não existe proteção. O passado sempre nos encontra, no meio ou no fim da nossa curta jornada.“

Jake é uma mulher forte que sabe tosar ovelhas, e não leva pra casa ofensas. Isso é o que ela quer que todos ao redor pensem, mas a verdade é que ela está presa a um passado enigmático e sem volta. No fundo está cansada e com medo de continuar vivendo sua vida sozinha. Ela não foge apenas de pessoas, mas também de seu passado e de suas atitudes, e o que acarretaram no presente.

O detalhe totalmente diferencial e inovador do livro é que ele é dividido entre presente e passado. Mas não de qualquer forma. Os capítulos ímpares nos contam o presente de Jake, e os pares nos contam o passado. O presente é mostrado de forma linear (encaminha para o final da história), já o passado de forma retrógrada (é contado de trás pra frente). Temos que dedicar toda a nossa atenção à leitura, senão podemos nos perder.

Este livro não é apenas sobre solidão e passado, mas também sobre como escolhas erradas podem ser terrivelmente danosas, e principalmente sobre continuar em frente, não importa o que aconteça, assim como Jake fez.

Se você quer uma leitura diferente de tudo que já leu, este é o livro certo.

Nem preciso dizer que adorei a edição da Darkside e que ele foi comprado pela capa. Aliás, ela possui ilustrações maravilhosas que, inteligentemente carregam significados importantes em relação a história do livro.


88 visualizações0 comentário
bottom of page