top of page
Buscar
Foto do escritorCOMPRE PELA CAPA

AMOR A CIÊNCIA EM DARWIN - RETRATO DE UM GÊNIO, DE PAUL JOHNSON

Atualizado: 4 de mai. de 2020


Título: Darwin Retrato de um Gênio

Autor: JOHNSON, Paul

Gênero: Biografia

Editora: Nova Fronteira

Páginas: 143

Ano: 2013

Onde Comprar: Saraiva | Amazon

Como boa Biomédica e Pós-Graduanda em Biologia Molecular e Genética, sou extremamente apaixonada pelo tema tão misterioso e maravilhoso que é a Genética. É claro que assim que bati os olhos nesse livro, lá na Bienal do Livro de 2016 em São Paulo, me apaixonei perdidamente. Sem falar na capa que é linda e retrata bem Charles Darwin.

ENREDO

Escrito pelo famoso historiador britânico Paul Johnson, Darwin é mostrado como o gênio que foi em seu tempo. A obra se inicia relatando a genealogia de Darwin, que herdou de seus antepassados a sua tão cobiçada genialidade.

"Darwin é um caso clássico de herança genética. Aliás, seu pai e seus avós poderiam ser facilmente classificados como gênios."

Nascido em 1809 numa família de médicos, Charles Darwin nunca precisou se preocupar com dinheiro. Se tornou um jovem cavalheiro cientista podendo assim, aproveitar a oportunidade que seria lhe dada um tempo depois: viajar para a América do Sul e estudar espécies e sua evolução, no famoso HMS Beagle.

A viagem durou quase cinco anos e três deles Darwin passou em terra estudando e analisando aves, plantas e humanos.

Dentro desse tempo ele teve choques de realidade, pois tomou conhecimento de nativos e da revelação da imensidão do tempo, e foi assim que, vários anos depois, surgiu sua obra prima "A Origem das Espécies", publicando sua teoria evolucionista da seleção natural, onde o mais forte sobrevive.

"As espécies evoluíram porque precisavam evoluir, acima de tudo para sobreviver."

A obra de Darwin, segundo Johnson, foi muito bem escrita e articulada, alcançando não somente cientistas, mas toda a população. Principalmente porque Darwin tratou a teoria da evolução com cuidado e zelo, para não ofender aos religiosos.

O livro também nos mostra os pontos fracos de Darwin, como seu desconhecimento em anatomia humana e antropologia, e como isso o atrapalhou futuramente em obras posteriores ao "A Origem das Espécies".

Darwin também não lia trabalhos publicados em outras línguas, deixando passar então os importantes escritos de Mendel sobre genética, em 1866.

"E preciso dizer que Darwin nunca buscou compreender o Universo como um todo, mas apenas seu conteúdo orgânico."

Darwin e Mendel eram os grandes cientistas da época, mas nunca entraram em contato, nunca descobriram que suas descobertas se encaixavam perfeitamente

O livro também nos revela cartas trocadas entre Charles e sua esposa Emma. Eles viveram um casamento feliz, mesmo ela sendo religiosa e ele agnóstico. A perda total da fé de Darwin se deu quando sua filha de 9 anos, Annie, morreu de uma doença genética desolando assim Charles.

OPINIÃO

Darwin era um cientista que prezava pela vida. Nunca teria imaginado que seus pensamentos imponentes teriam inspirado outros pensamentos perigosos, como a eugenia (pensamento que prezava a purificação de raças mais fortes, como por exemplo os brancos), e que teria inspirado governantes tão perigosos como Hitler e toda a desolação que causou no nazismo, utilizando as descobertas de Darwin como desculpa para dizimar uma "raça inferior".

19 visualizações0 comentário
bottom of page