top of page
Buscar
Foto do escritorCOMPRE PELA CAPA

O QUE REVELAM "AS CINCO PESSOAS QUE VOCÊ ENCONTRA NO CÉU", DE MITCH ALBOM

Atualizado: 4 de mai. de 2020


Título: As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu

Autor: ALBOM, Mitch

Gênero: Drama

Editora: Sextante/Arqueiro

Páginas: 192

Ano: 2004

Onde Comprar: Estante Virtual

Este até poderia ser um livro que se encaixa no perfil "compramos pela capa" porque foi assim que ele foi adquirido em 2005, pela simplicidade e minimalismo de sua ilustração, mas eu já li! Portanto vamos a resenha...

ENREDO

O que pode ser considerado como "o começo" e "o fim"? Assim inicia nosso livro, que conta a vida de Edward ou Eddie, um senhor de 83 anos que trabalha na manutenção de um parque de diversões, o Ruby Pier. O pontapé do enredo se dá no momento em que Eddie se arrisca para salvar uma garotinha de um brinquedo prestes a cair, e morre. Nesta transição do fim/começo, ele acorda no Céu, e sem entender o motivo de estar lá, primeiramente tem a preocupação de saber se conseguiu salvar a menina minutos atrás, e sai então em uma caminhada, procurando por respostas.

O idoso durante sua vida passou por momentos muito difíceis, como um pai que o tratava de forma rígida na infância, a guerra que devastou sua condição psicológica e física, pois o então rapaz ficou manco para o resto da vida, e por último, a perda de seu grande amor, Marguerite. Portanto ele considera sua vida um fracasso, onde nada foi concluído e sua única benfeitoria foi o cargo no parque de diversões.

Nesta trajetória pelo Céu, encontra cinco pessoas que ele não conhece, que estiveram ligadas a sua vida, e ele as impactou de forma indireta, tanto para o bem, quanto para o mal, mas que de alguma forma não passaram despercebidos os seus atos. Essas pessoas o fazem compreender que sua vida não foi em vão, que ele teve sim uma missão nesses anos vividos, e que todo mundo independente de seus atos pensados, tem uma parcela de ligação com as pessoas que se aproximam, mesmo involuntariamente.

OPINIÃO

O diferencial desse livro é que ele tem a missão de autoajuda, porém consegue transmitir tudo isso em dois tempos diferentes: os aniversários anuais, que são contados detalhadamente, principalmente a relação entre com seu pai e familiares, e a passagem pelo Céu, que é uma espécie de presente, que usa o passado como justificativa a ligação com as cinco pessoas. No final, os dois tempos se encontram e dão um desfecho à história de Eddie, que muda sua visão autoavaliativa e passa a se sentir mais satisfeito de si.

A mensagem que o livro passa não poderia ser mais cristalina, de que todos somos um "porquê" na vida alheia e vice-versa e que devemos então, ter bons atos neste tempo que nos é dado, para afetarmos de forma positiva quem cruzarmos na nossa jornada.

444 visualizações0 comentário
bottom of page