Título: As vantagens de ser invisível
Autor: CHBOSKY, Stephen
Gênero: Drama
Editora: Rocco
Páginas: 223
Ano: 2007
Onde Comprar: Saraiva
Um tanto quanto pessoal, o livro expõe a vida de Charlie, um adolescente recém chegado à um novo colégio, que perdeu há pouco tempo um amigo, Michael, que se suicidou, e o mesmo não lida muito bem com o acontecido. É uma pessoa inicialmente introvertida e crê ser incompreendido por todos a sua volta.
A prova dessa introversão é a forma com que a história é apresentada: cartas, datadas e direcionadas ao "Querido Amigo", que pode ser compreendida como um diário, onde ele relata todo seu dia-a-dia a uma pessoa anônima, pois fora essa a forma que encontrou para se relacionar com alguém, mesmo que essa pessoa não exista.
No colégio, faz amizade com duas pessoas, Sam e Patrick, meio-irmãos, alunos mais velhos, que fazem com que Charlie tenha novas experiências, como drogas e bebidas, e as principais, amizade e amor adolescente, neste caso, pela Sam.
A linguagem do livro passa a sensação de que Charlie é intenso, pois ele disseca cada segundo de sua vida, bem como as ações das pessoas ao redor, agregando-as a sua vida, mesmo que indiretamente. E paralelamente a todos os acontecimentos, ainda lida com uma dor ainda maior, a perda de sua tia amada, Helen, que pode ser considerada o estopim de seu bloqueio emocional, pois Charlie se culpa pelo acidente que a levou.
Os pontos-chave para atrair a atenção para esta obra literária foram os assuntos que o autor abordou, que são tão atuais, mesmo com o enredo se passando nos anos 90. Aliás, o fato de se passar nesta época dá um ar romântico ao livro, que sem a tecnologia, um garoto consegue sair do abismo que a depressão causa apenas se dando a chance de viver uma relação de contato físico com pessoas que gostavam dele e o faziam se sentir ele mesmo verdadeiramente.
As cartas direcionadas a uma pessoa anônima pode ser uma alusão ao leitor, sugerindo que o "Querido Amigo" possa ser o próprio, para assim criar um vínculo profundo e íntimo. "As vantagens ser invisível" nos dá a oportunidade de tentar compreender como funciona a cabeça de um adolescente em conflito e as consequências por trás disso.