top of page
Buscar
Foto do escritorCOMPRE PELA CAPA

A LEITURA INCRIVELMENTE CRUEL DE "FÁBRICA DE VESPAS", DE IAN BANKS

Atualizado: 4 de mai. de 2020


Título: Fábrica de Vespas

Autor: Banks, Ian

Gênero: Suspense

Editora: DarkSide Books

Páginas: 240

Ano: 2016

Onde Comprar: Saraiva | Amazon

ENREDO

O livro é narrado em primeira pessoa por Frank Couldhame, um adolescente incomum que persegue animais para matá-los, "por um bem maior".

Abandonado pela mãe quando criança e com um irmão mais velho internado em um hospital psiquiátrico, Frank têm somente ao pai, um homem que atordoado pelo abandono da mulher, decide não dividir seu filho mais novo com o mundo, nunca lhe permitindo sequer uma educação igual a das outras crianças.

O pai de Frank é um personagem misterioso, um homem extremamente excêntrico que sabe a medida de cada móvel da casa, e fez Frank decorá-los também. E nunca registrou o filho, tornando Frank uma pessoa "inexistente" teoricamente.

Vivendo em seu mundo isolado, Frank cria uma rede de ideologias que segue a risca, aliviando assim suas angústias. Ele acha que precisa matar animais para oferecer como oferenda à Fábrica. Não contarei sobre o que se trata a tal Fábrica, senão perderá totalmente a graça da leitura. Vocês terão que descobrir lendo ao livro.

Bom, até aqui poderíamos sentir empatia pelo jovem Frank, mas não depois de ler ao livro.

Logo no começo da narração nos é revelado pelo próprio Frank, com muita naturalidade que, quando o próprio era criança, assassinou três pessoas, mas agora opta por matar apenas animais, para seguir com suas ideologias malucas.

"Queria parecer bravo e ameaçador. Do jeito que eu devia parecer, que eu pareceria, que eu teria parecido se não fosse pelo meu pequeno acidente. Olhando para mim, você nunca diria que matei três pessoas, Não é justo."

OPINIÃO

É claro que foi isso que me chamou a atenção, fora a capa obviamente. É que eu adoro histórias sobre psicopatas e assassinos, isso me fascina totalmente. Mas calma gente, eu não sou psicopata não.

"Este é o placar até agora. Três. Não mato ninguém há anos, e não pretendo fazer isso de novo. Foi só uma fase pela qual passei".

Mais um detalhe sobre Frank: ele é extremamente machista. Ele odeia com todas as forças as mulheres. Na opinião dele, as mulheres são fracas e vivem à merce dos homens.

Além desses detalhes sombrios, o que torna o enredo cada vez mais perigoso e misterioso é o fato de Eric, irmão mais velho de Frank, ter fugido do hospital psiquiátrico em que estava internado. Ele está cada vez mais perto da ilha e de Frank, e a cada oportunidade que têm telefona para Frank para conversar. A leitura é intrigante, muito bem escrita, cruel e desconcertante, porém, não deixa de ser uma ótima leitura, com mistérios desvendados e peças se encaixando no final.

Falando no final, que final. É simplesmente inacreditável. É aquele tipo de final que te faz ficar com o queixo lá no chão. Você demora horas pra acreditar nele e dias para se recuperar. O autor foi totalmente brilhante no desfecho final da história.

Leituras a parte, a arte de capa e ilustrações que compõem o livro, o tornam uma verdadeira obra de arte produzida impecavelmente pela editora do momento, Darkside Books , é claro!

Mais alguns detalhes do livro:


160 visualizações0 comentário
bottom of page