Título: A invenção de Hugo Cabret
Autor: SELZNICK, Brian
Gênero: Ficção
Editora: SM Editora
Páginas: 534
Ano: 2007
Onde Comprar: Livraria Cultura | Amazon
Trata-se de um enredo no mínimo peculiar, onde um menino, Hugo Cabret, que morava até então apenas com seu pai, logo se vê órfão e passa a viver com seu tio, que também falece. Trabalhando nos relógios de uma estação de trem, o garoto tem que sobreviver no anonimato, para não ser pego pelos órgãos responsáveis por crianças nestas condições.
Hugo passa as noites consertando um boneco "autômata", que possui características humanas, na intenção de descobrir a mensagem por trás daquela máquina, e a partir dessas aventuras de ser um "garoto invisível" na estação de trem em busca de novas peças, se depara com alguns com o dono de uma loja de brinquedos e sua sobrinha Isabelle.
Este livro além de transmitir todo o charme da Paris dos anos 30, faz uma homenagem explícita ao cinema, através de Georges Méliès como personagem no desfecho do livro e demonstra suas obras.
O autor além de seus dotes como escritor, se revelou um ótimo desenhista, ilustrando todo o livro, portanto este exemplar além de proporcionar um leitura prazerosa, deixa o leitor deslumbrado com as ilustrações, que são realistas e em grafite, uma espécie de "quadrinhos" em alusão ao cinema, fazendo com que a cena seja fielmente demonstrada, sem contar que a capa é impecável.